top of page

 5 Dicas para otimização em motores de busca

 

 

Ao criar uma página na web pensamos em "n" coisas que devemos fazer como por exemplo, deixar o site atraente, colocar anúncios, divulgar... Fazer o " escambal " para atrair leitores. Mas te digo uma coisa, se você não parar e pensar, pouca coisa vai adiantar se você não utilizar boas técnicas de SEO.



Para quem não o que é SEO, basta abrir esta página (O que é SEO - Otimização em Motores de Busca).



Então vamos as dicas:



1. Pense Palavras-Chave



Palavras-chave: palavras (ou grupos de palavras) inseridas nos motores de busca, a fim de obter resultados correspondentes e relevantes.


Faça uma lista de palavras-chave para se concentrar quando você começar a adicionar conteúdo ao seu site. Tente imaginar o que os usuários vão digitar no Google para encontrar o seu tipo de produto ou serviço. Cada "palavra-chave" pode ser composta por 1 a 4 palavras. Essas palavras-chave são o que você quer motores de busca, como Google, reconheçam como sendo importantes em relação ao seu site. Por exemplo, se você é tem uma loja de carros, ter apenas a palavra-chave "Palio" em seu site não é suficiente, pois seu site ficaria perdido entre outros diversos sites. Em vez disso, considere o uso de palavras-chave como "Peças de Palio" ou "Carros Palio", etc.



2. Confira seus competidores


Lembre-se, existem literalmente milhões e milhões de site por aí, todos competindo para o reconhecimento dos motores de busca. É bom saber qual é sua competição!


Existem também várias ferramentas que podem ajudar a determinar as melhores palavras-chave para o seu site em particular. Ferramenta como o 
Google Keyword Tool são gratuitas, enquanto WordTracker exige pagamento. Estas ferramentas levam em conta a popularidade e a concorrência de suas palavras-chave, então você não estará perdendo tempo e esforço competindo por uma palavra-chave que é muito popular que você simplesmente não irá classifica-se como o mais elevado.



3. Otimização Local


Quem é o seu mercado-alvo? Você está pensando em vender seus serviços em nível local ou global? Estas são todas as coisas que precisam ser consideradas quando otimizar seu site.


Se os seus serviços são localizados, mencionar a sua localização geográfica ou listar as áreas que você presta serviço para é aconselhável. Quanto mais os motores de busca entendem sobre quem são seus clientes, é mais provável você é apareça nos resultados das pesquisa certas, nos locais certos.


Além disso, confira quais diretórios locais onlines você pode assinar. Esses diretórios locais podem fornecer valiosos backlinks para seu site.


Finalmente, uma listagem gratuita no Google Maps torna mais fácil para que seus usuários encontrem você. Use o Google Places para criar sua listagem gratuita através do seguinte
link. Quando os clientes potenciais procuram  Mapas para obter informações locais, eles encontrarão o seu negócio, o seu endereço, horário de funcionamento, até mesmo fotos de sua loja ou produtos.



4. Priorize Qualidade ao invés de Quantidade


Quantas vezes você já ouviu isto: Não é o tamanho que importa, mas o que você faz com ele. Bem, quando se trata da relação entre SEO e seu conteúdo do seu site, isto é verdade.


Quantidade de texto é o número de palavras que aparecem na sua página. O número mínimo recomendado de palavras em sua página inicial é de aproximadamente 400 - então aproveite-as! O texto precisa ser de qualidade, não apenas em termos da distribuição de palavras-chave, mas também informativo e útil para os visitantes.
Tome seu tempo para escrever o conteúdo da home page em um documento do Word e use sua ferramenta de contagem de palavras para manter o controle de quanto você texto que você está planejando adicionar.


Finalmente, preste atenção em sua densidade de palavras-chave!


Densidade de palavras-chave é a porcentagem de vezes que uma palavra ou frase aparece em uma página do site em relação ao número total de palavras na página.
Muitos especialistas recomendam que a sua densidade de palavras-chave seja de aproximadamente 3%. Mais do que isso pode ser considerado "spam" pelos motores de busca. Menos do que isso pode levar a que as palavras-chave se percam dentro texto. É um equilíbrio.


 

5. Crie um Plano de Site


Você sabe o que quais são palavras-chave e você qual é o seu mercado. É hora de estruturar essa informação em uma Plano de Site, antes de começar a criar seu site.


Um bom Plano de Site não só poupa tempo quando você tem atualizar seu conteúdo, mas também torna o seu site acessível e fácil para os visitantes. Ele vai ajudar você a organizar seu site como você gostaria e a otimizar cada uma das páginas do seu site.


Esboçe uma idéia dos itens que você quer e uma idéia aproximada de quanto texto que você deseja em cada













































Está em inglês, mas essa é a ideia. Primeiro ponha em papel, organize e veja qual é a melhor estratégia para demonstrar todo o conteúdo do site ao seus eleitores de forma simples e objetiva. A aparência e organização contam muitos pontos. Fica a dica!

bottom of page